Avaliação Disciplina

O semestre está chegando no fim e sinto a necessidade de uma avaliação e peço a colaboração de todos nos sentido de fazer a avaliação on line. Clique no botão abaixo e inicie a avaliação.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pier Cesare Rivoltella - Educar para Crescer


Falta cultura digital na sala de aula

Pier Cesare Rivoltella, especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão diz que a tecnologia e seu conteúdo devem fazer parte do dia-a-dia escolar


Nova-Escola

01/03/2007 16:12

Texto
Débora Didonê

Foto: João Santos
Foto: 'É importante o professor organizar palestras e oficinas de produção multimídia'

'É importante o professor organizar palestras e oficinas de produção multimídia'

----- PAGINA 01 -----

O Brasil ainda engatinha quando se fala em inclusão digital nas escolas públicas. Até o ano passado, das 143 mil instituições de Ensino Fundamental do país, cerca de 17 mil contavam com laboratórios de informática, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Porém cresce nas faculdades de Educação a preocupação em formar profissionais preparados para lidar teoricamente com a linguagem das novas mídias e seu significado nas salas de aula. É para apoiar projetos como esse que o filósofo italiano Pier Cesare Rivoltella, especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão, na Itália, visita o Brasil com freqüência. Ele orienta pesquisas sobre a relação entre jovens e internet do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde também dá aulas sobre Mídia e Educação, e acompanha pesquisas de mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina.

Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. “É a troca da abordagem tradicional – baseada na fala do professor à frente da sala de aula – pelo uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e criativo em todas as disciplinas.” O especialista, que também forma docentes da rede pública italiana, ainda sente uma certa resistência cultural quando se fala em tecnologia na sala de aula. “Os professores não são formados para lidar com elas”, afirma. No Brasil, o cenário não é muito diferente. “As experiências, geralmente, são voltadas para o conhecimento técnico dos meios de comunicação, não o crítico.”


Pier Cesare Rivoltella - Educar para Crescer
http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/entrevista-pier-cesare-rivoltella-402423.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário Catarinense já pode ser lido no Kindle